28 fevereiro, 2011

UM CERTIFICADO PARA SUA ESCOLINHA


                              IGREJA CASA DA BENÇAÕ BONFIM



 

                                                 
                    PARABÉNS


         
                             


 Fiquei muito feliz em pode passar esses dias ao seu lado irei sentir saudades.

  Um beijinho em seu coração,agora vou te esperar 
NO MEU blog,para podermos nos divertir mais um
pouquinho.




                                  tia luciana
                   

                                                                   

DESENHO COM MENSSAGENS BIBLÍCAS PARA COLORIR(CARNAVAL)





DINÂMICAS PARA USAR NOS RETIROS (SEMANA DO CARNAVAL).

                               UM PAR DE SAPATOS:

IDADE: 09 á 10 anos
LOCAL: sala
PARTICIPANTES: no minímo 16 anos ,sendo 08 de cada sexo.

A brincadeira realiza-se com um grupo misto.
O animador manda que cada pessoa dosexo feminino tire um dos
seus sapatos,colocando-o no meio do círculo.
A cada pessoa do sexo masculino cabe buscar um dos sapatos do círculo e ,
a quem o mesmo pertencer,formará o par para dançar ou fazer qualquer outra brincadeira em par.

                         SUGESTÂO:

-As meninas podem tirar um pé do calçado e colocarão o mesmo dentro de um saco escuro
(pode ser saco de lixo) sem que os meninos vejam.
-Os meninos que até este momento estarão fora da sala ,entrarão um a um , e deverão
pegar um calçado que estará dentro do saco e colocar no pé da verdadeira dona
que será seu par.


                

DINÂMICAS PARA USAR NOS RETIROS (SEMANA DO CARNAVAL).

                                         EM BUSCA DO TESOURO :


IDADE: no minímo 07 anos
LOCAL: sala ou aréa aberta
PARTICIPANTES: no minímo 10 participantes
MATERIAL: cartolinas coloridas ,quadro -negro ou mural,giz ou caneta.

-O animador irá preparar as cartolinas coloridas,recortando-as em vários pedaços,sendo
que cada cor corresponderá a um valor de pontos estipulados por ele.
-O animador irá ao quadro negro e relacionará esses valores ,ou os anotará  num
mural com os participantes fora da  sala.
-Quando os participantes entrarem na sala ,ele explica o jogo e, então,dá o sinal
para que os participantes comecem a procurar as cartolinas.
-Ao final de um tempo estipulado anteriormente, o animador procederá a contagem dos pontos ,de acordo com as cores das  cartolinas .
-Vencerá o jogo, quem fizer o maior número de pontos .
-Essa  atividade pode ser realizada individualmente ,como foi descrita ou em equipe.

             

                               JOGOS DAS PALAVRAS ASSOCIADAS:

IDADE: no minímo 08 anos
LOCAL: sala ou aréa aberta
PARTICIPANTES: no minímo 10 participantes

Em círculo e sentados,um participante diz uma palavra e lança uma bola para outro colega,
que,após pega-lá,deve dizer outra palavra que tenha relação com a primeira.
Por exemplo,se a primeira foi "fazenda", a segunda,pode ser "vaca.
O terceiro a receber a bola deve dizer uma palavra relacionada à vaca" como, por exemplo,
"leite" e assim sucessivamente.
A bola deve ser passada rapidamente ,assim como a palavra deve ser dita,também rápidamente.
Se o participante demorar muito a dizer uma palvra ,deverá sair da brincadeira.
                     

                      SUGESTÂO:

Pode-se fazer esta brincadeira onde  a associaçaõ da palvra é com a história apresentada
pelo animador .
Exemplo: nascimento de jesus,o filho pródigo,a criação ,moisés.

27 fevereiro, 2011

DINÂMICAS PARA USAR NOS RETIROS (SEMANA DO CARNAVAL).

                                                              STOP        


IDADE:  no minímo:5 anos
LOCAL: sala
PARTICIPANTES: no minímo 5

Um participante deverá ficar num extremo da sala enquanto todos deverão ficar no outro extremo .
O participante deverá ficar de costas para os demais participantes.Enquanto o participante ficar de costas os outros participantes irão avancando.Quando bem entender o participante escolhido deverá gritar STOP e olhar para os demais .
Neste instante todos deverão ficar imoveis e só poderão voltar a andar quando o participamnte ficar de costas novamente.
Quem não parar no momento dever:á voltar tudo e reiniciar.
O participante escolhido deverá evitar que as outras cheguem onde está, e os outros tentarão roubar o lugar
do mesmo,tentando chegar no participante escolhido,para que então possa ocupar o lugar do participante 
escolhido,ficando de costas e ditando o STOP.

SUGESTÂO:

 Pode-se trabalhar a história  de esposa de ló que virou uma estátua de
sal por olhar para trás.(GÊNESES: 19:23-29).



                                     PEIXINHO NA REDE

IDADE: no minímo 6 anos
LOCAL: sala
PARTICIPANTES: no minímo 10 participantes

Escolha dois participantes ,e estes deverão ficar de mãos dadas fazendo um túnel para que os outros
participantes possam passar por baixo das mão.
Anteriormente a isso a dupla  deverá  ter escolhido um número qualquer ,e assim os participantes
deverão ir passando pelo túnel e a dulpa vai contando os números em voz alta até chegar no número
escolhido quando deverão baixar os braços e assim os participantes que ficaram no meio
deverãose juntar a dupla formando assim um grande círculo.
A brincadeira só acaba quando todos forem pegos.

   SUGESTÂO:

Pode-se trabalhar através desta brincadeira a história da pesca maravilhosa .(LUCAS:5:1-11).

24 fevereiro, 2011

CARNAVAL,NÃO PERTENCE AS CRIANÇAS DE DEUS

CUIDADO COM SEUS  FILHOS

As crianças são verdadeiros alvos,principalmente quando se trata de festas pagãs.
Mas o carnaval poderá afetar seu filho ou é apenas mais um costume popular ,sem pretexto algun.

Neste estudo você irá saber o verdadeiro significado do carnaval.

A festa mais popular do Brasil, o carnaval, originalmente, consistia em festas populares oriundas de ritos e costumes pagãos. Caracteriza-se pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas(FESTA DA CARNE).

O carnaval é uma figura da vida do homem sem Deus:

Um ano inteiro de preparativos, muita cor, luz, entusiasmo, para terminar na quarta-feira de cinzas, retornando à triste realidade da falta de paz, de dinheiro, de amor, da miséria material e espiritual que domina grande parte do nosso povo.
Assim acontece nas várias áreas de sua vida: casamento, sociedades, relacionamentos, amizades.
Tudo começa com o fogo do entusiasmo, da alegria, mas por causa das paixões incontroláveis que há no íntimo de cada um a tendência é que as situações se deteriorem.
"há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte"(Prov. 16.25).
Cuide de seu filho nesta época,pois ele é um peixinho que necessita de sua proteção.
QUER SABER PORQUE:
VEJA ESTÁ PARÁBOLA E REFLITA:
 Conta-se a história de um peixinho que nadava sossegado no fundo do rio.
Qual não foi a sua surpresa quando uma minhoca muito atraente apareceu de repente à sua frente.

         - "Minhocas não nadam" pensou ele.
         Atraído pelo movimento da minhoca o  peixinho  resolveu abocanhá-la. E num pulo só, vapt, a minhoca estava na sua boca.
         - "Ui! O que é isto?" pensou o peixinho ao sentir alguma coisa espetar a sua boca. Qual não foi a sua surpresa ao descobrir um anzol fisgado à sua boca. Desesperado, o peixinho falou:
         - "Como pode uma minhoca tão gostosa vir acompanhada por um anzol!!"



O peixinho abocanhou a minhoca apetitosa mas descobriu que estava com a boca cheia de morte!

Assim é o carnaval,aos olhos enganoso .
Aproveite sim o carnaval mas de outra forma,a de DEUS,faça passeios ,ore ,se possível vá para um retiro com seu filho,use o carnaval ao seu favor,ensinando o verdadeiro caminho ,aquele que trás vida e salvação.
Aproveite que seu filho ainda é pequeno e plante em sua vida a semente de DEUS,quando ele for maior colherá o fruto do amor e do espírito santo...

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.
Provérbios 22
                                  

           TIA LUCIANA

18 fevereiro, 2011

MINISTRAÇÃO PARA O TERCEIRO MÊS DE FEVEREIRO

LIÇÃO BÍBLICA: O MENINO JESUS – Obediência aos pais
Base Bíblica: Lucas – Cap. 2 – versículos: 40 ao 52.
Versículo para Memorizar: Efésios - Cap. 6 – versículo.: 2 – “Honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.”

Enfoque Bíblico: A obediência aos pais e a importância de colocar Deus em primeiro lugar.

Historia

Crianças, vocês já pararam para pensar que Jesus também foi criança como vocês?

1º- Sim, ele vivia em Nazaré com sua mãe Maria, e com José, que era seu pai aqui na terra. Jesus orava de manhã, agradecendo pelo novo dia, como todos vocês também de em fazer, agradecendo a Deus porque Ele nos da mais um dia de vida, e que este dia seja de bênçãos e vitórias.
- Jesus observava os pássaros e brincava com eles, e não os maltratava, amava a natureza e admirava tudo o que seu pai, nosso DEUS, havia feito.
–Talvez, ele colhe-se os ovos da galinha para sua mãe, limpava o que fosse necessário, sem jamais reclamar.
- Ouvia sobre a palavra de Deus, as promessas para Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas do povo de Israel, seu povo. O Livramento de Israel com Moises, o grande líder, as vitórias do rei Davi e os mandamentos de Deus, seu pai– Ele ajudava seus pais sem reclamar, não precisava de desculpas, ele gostava sempre de ajudar, mesmo que fosse varrer a frente da casa, lá estava ele sempre disposto e feliz
 5º- Mesmo que os meninos o chamassem para brincar naquela hora, ele falava para esperar que assim que terminasse ele brincaria também. Porque para tudo tem um tempo, não é crianças?
6º- José era carpinteiro, e Jesus estava sempre por perto vendo seu trabalho e aprendendo com ele. Era muito interessante ver José construindo uma mesa, um banquinho, um móvel novo....
7º- Jesus sempre ficava muito feliz quando ia ao templo com seus pais, era um dia muito feliz quando ia à casa de Deus. Lá ele podia adorar, cantar e exaltar a Deus.
8 º- Quando Jesus tinha doze anos, Maria e José foram com ele para Jerusalém, para a festa da Páscoa. Era uma festa muito grande e eles foram com uma grande multidão, e ficaram lá alguns dias.
 9 º- No caminho de volta para Nazaré, José e Maria estavam com uma grande multidão, e pensavam que Jesus estava no meio dos meninos, mas quando Maria o procurou não o encontrou e ficou desesperada, então Jose e Maria voltaram para Jerusalém, e para surpresa deles, encontraram Jesus no templo conversando com os professores e os doutores da lei.
E Maria lhe disse: Filho, por que fizeste isto? Não sabias que nós o procurávamos?
E Ele lhes disse: "Mãe, falava com eles sobre as coisas de meu Pai".
Jesus estava falando sobre o reino dos céus e Maria ficou muito admirada, pois ele conversava como um adulto com homens que eram doutores, e não se intimidava.
10 º- Mas Jesus, sem reclamar, voltou com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

CONLUSÃO:

Crianças, hoje aprendemos 02 coisas muito importante:
• - Quando Jesus não retornou com seus pais, ele não estava desobedecendo, ele estava cumprindo o seu ministério, e colocando Deus em primeiro lugar! Ele sabia que sua mãe ficaria preocupada, mas sabia também o que era preciso fazer!
• - Quando Maria se aproximou, ele obedeceu, apesar de precisar divulgar o reino de Deus, ele retornou com seus pais pra Nazaré e a Bíblia nos diz que em TUDO ele foi submisso a eles, ou seja, obediente.
Deus deseja ver nossos lares em harmonia, em comunhão, que pais e filhos vivam em harmonia e respeito.
Coloquem Deus em primeiro lugar em suas vidas e seu lar será abençoado!
E lembre-se Jesus é sempre nosso melhor exemplo.
Mesmo que algum coleguinha ache que é besteira você obedecer a seus pais, jamais esqueça que Deus promete para o filho obediente que viva bem e seja prospero (Efésios capitulo 6), então, neste dia, coloque em seu coração este desejo de ser um bom filho e servo do Deus altíssimo.


DESENHOS PARA ATIVIDADES SOBRE A FAMÍLIA







.
OBS:ESTE DESENHO ENCONTRA-SE NO GOOGLE IMAGENS,
PARA  IMPRIMIR,SÓ DIGITAR DESENHOS PARA COLORIR,
SOBRE FAMÍLIA.

16 fevereiro, 2011

LIDANDO COM O MINISTÉRIO INFANTIL

Estamos sempre passando por provas ,não importa seu ministério.
Quantas vezes você já passou ou viu alguém passar por uma situação difícil no seu ministério,quantas vezes você não soube o que fazer ou dizer?
Pastores,líderes ou até mesmo aquelas pessoas que de alguma forma ajudam na obra do senhor,sempre se deparam com alguns desafios ,por isso temos que está preparados sempre,para enfrentarmos  as dificuldades e assim cumprirmos o chamado de DEUS,em nossas vidas.
A palavra é o único caminho , podemos a plica-las de várias formas,principalmente no meio infantil.

PONTOS IMPORTANTES, PARA MINISTRAÇÃO INFANTIL;

1.Oração
2.Louvores
3.História (palavra)
4.Participação das crianças em algum momento do culto,podendo ser na hora do louvor.
5. No final pode-se dar algum brinde para as crianças,elas gostam de ganhar algo,isso faz despertar o interesse delas(balas,pirulitos).

ORAÇAÕ:

É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, sabemos que ela é de grande valia para nos manter em contato com Deus, e sabemos muito bem da dificuldade de nós adultos mantermos este hábito, por isso se nossas crianças chegam na Igreja, vamos pedir para elas “ajoelharem-se” e a orar, e não ficar nos bancos correndo para lá e para cá(NESTA HORA É MUITO IMPORTANTE QUE OS PAIS TENHA SUA RESPONSABILIDADE E ENTENDIMENTO QUE SOMENTE ELES PODEM AJUDAR SEUS FILHOS ,FAZENDO O MESMO).
Por  certo que o hábito vai ser tornar futuramente em um aliado de nossas crianças, uma vez que fazendo hoje, não esquecerão amanhã e terão os pais como principal exemplo.

LOUVORES;

Eles adoram cantar,coloque sempre louvores ,durante as atividade,mas sempre em um tom bem baixinho ,
elas precisam aprender a ouvir e cantar.
Além do que incentivar elas a louvarem é uma benção pois podem estar “gerando” um talento, e ainda assim estamos incentivando-os a sempre louvar DEUS, o que é mais importante.

HISTÓRIA BÍBLICA [PALAVRA]:

Use histórias biblicas como recurso da palavra,as crianças adoram ,através da história você consegue transmitir a palavra sem sair do contexto biblíco e as crianças aprendem de uma forma divertida e sem se cansarem,além de ser o recurso mais importante da aula.

RECURSOS VISUAIS :

Este tema está ligado á ministração da história, uma vez que varia de acordo ,com sua programaçaõ.
Podemos abusar tranqüilamente no uso de recursos para a ministração, claro que desde que os mesmos estiverem disponíveis, entre tais temos:
Cartazes,fantoches,Recursos visuais para o pós-mensagen, para testar a fixação da mensagem pelas crianças (Perguntas),desenhos relacionados ao tema (de preferência com o versículo incruído).
Mostre as crianças que elas são importantes ,escute e responda suas perguntas.
O importante é usá-las com empenho, dando a elas a ênfase de estar sempre envolvidas na obra do MESTRE e servindo a Cristo e a igreja, amanhã elas serão parte do ministério.

ENCERRAMENTO -  BRINDES – LANCHES

Não esqueça do lanche ,pois as crianças sentem fome depois de algumas atividades,isto também
 irá encentivá-la a voltar.
Balas ,balões também são bem vistos pelas crianças,da mesma forma que esperamos algo delas ,elas também esperam de nós ,isto fará uma grande diferença em suas ministrações..
Agora cabe a você ,fazer sua parte e se dedicar,pois sem lutas não há vitórias.


TIA LUCIANA



09 fevereiro, 2011

MINHA MINISTRAÇAÕ PARA O 2º DOMINGO .

                          OS DEZ MANDAMENTOS                           

 Comece a aula relembrando a história de abraão,não esqueça de enfatizar,o objetivo.-Saber que obedecendo a DEUS ,receberemos a benção que DEUS tem prometido.   
Lembra-los do versículo da ultima aula:
Abraão, quando chamado, obedeceu...” Hebreus 11.

Agora seu objetivo é despertar a curiosidade das crianças:Fale para eles que DEUS ,ordenou a abrãao,que o obedecesse novamente,mandando que ele escrevesse os dez mandamentos,que é o que DEUS quer seguimos para vivermos em comunhão com ele.

OBJETIVO:Fazer com que as crianças entendam  os dez mandamentos e obedeçam.

VERSÍCULO:ABRAÃO QUANDO CHAMADO,OBEDECEU...hebreus 11.

HORA DA HISTÓRIA:No Monte Sinai, o Senhor Deus deu a Moisés, alguns mandamentos, para ele entregar ao povo de Israel.
 Porque o povo precisava saber o que eles podiam fazer e o que eles não podiam fazer.
Mandamentos são leis, e tem que ser obedecidos, se desobedecermos não seremos abençoados. Moisés ao receber os Dez mandamentos de Deus, desceu do Monte Sinai e falou para o povo tudo o que Deus ordenou para eles.
Ele disse assim: Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.
 Não adore outros deuses; adore somente a mim.

DICA:Em seguida mostre as crianças os dez mandamentos e os ensine um a um.
Use um desenho que eles possam colorir ,isso faz com que a criança memorise e entenda mais facilmente.
ATIVIDADES.

USE ESTE DESENHO PARA AS CRIANÇAS,ENTENDEREM ,QUE DEUS DEVE ESTÁ SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR EM SUAS VIDAS.
OBS;Este desenho pode ser encontrado no google imagens só digitar os dez mandamentos,
         copiar e salvar.

04 fevereiro, 2011

AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

  Os participantes são colocados sentados formando um círculo.
 A pessoa que está coordenando a dinâmica, sem dizer o objetivo do jogo dá a seguinte instrução:
Cada um deve escolher uma tarefa para a pessoa que está a sua direita e esta deverá executá-la no centro da roda.
 Após todos terem dado as tarefas o coordenador dá nova instrução: a tarefa deverá ser executada pela pessoa que a inventou

TOMÉ ONDE ESTÁ SUA FÉ?

É muito parecida com a brincadeira 'Detetive' cujos personagens são: o assassino, o detetive e as vítimas.


Na brincadeira 'Tomé, onde está a sua fé?' teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os discípulos. Esta é uma brincadeira para ilustrar a mensagem de fé transmitida na passagem bíblica de Tomé.


Material: Tiras de papel e caneta.


Escreva sobre um papel 'Jesus', sobre outro 'Tomé' e tantos 'Discípulos' quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papéis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um discípulo deverá dizer:- 'Jesus está presente e vivo no meio de nós!'Tomé não acredita que Jesus está presente no meio dos discípulos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: - Mestre, é você mesmo?
Caso a criança que Tomé indicou seja um dos discípulos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:- Tomé, onde está a sua fé???


Inicia-se a brincadeira novamente!
A criança que foi o Tomé pode redistribuir os papeizinhos com os personagens.